Quantas folhas de papel são necessárias para imprimir a internet?




Um estudo realizado por dois estudantes da Universidade de Leicester, no Reino Unido, estimou que seriam necessárias aproximadamente 136 bilhões de folhas de papel A4 para imprimir todas as páginas da internet que existem atualmente. Empilhadas umas sobre as outras, elas formariam uma torre com cerca de treze quilômetros de altura.

Para chegar a esse número, os estudantes George Harwood e Evangeline Walker começaram calculando quantas páginas seriam necessárias, aproximadamente, para imprimir toda a versão em inglês da Wikipédia (70.859.865 páginas). Eles em seguida extrapolaram o cálculo realizado para incluir todas as cerca de 4,5 bilhões de páginas da internet.

Os dois estudantes calcularam também o número de árvores necessários para gerar essa quantidade gigantesca de papel. Supondo, com base em referências citadas no estudo, que fosse possível produzir 8500 filhas de papel de cada árvore, seriam necessárias 16 milhões de árvores para fabricar todo o papel necessário para imprimir a internet.

O estudo avalia também o cenário de devastação florestal que essa impressão geraria. Supondo que todas as árvores da floresta amazônica pudessem ser utilizadas para fabricar papel, seria necessário devastar 2% de toda a área da floresta para gerar material suficiente para imprimir toda a internet (incluindo as páginas da Deep Web).
Compartinhar no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário